Prótese Fixa

É a restauração parcial ou total da coroa de um ou mais dentes. Ao ser instalada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para a mastigação, fala e sorriso. Como o próprio nome já diz, é fixa, e por isso só pode ser removida de forma especial, cortando-a com o uso de brocas.


Que tipos de materiais são utilizados?

Podem ser metálicas, metálicas com revestimento cerâmico ou plástico da cor dos dentes, de cerâmica ou de resinas e plásticos especiais.


Quanto tempo dura uma prótese?

A durabilidade depende de vários fatores tais como: exame minucioso com planejamento prévio, técnicas de implantação, materiais usados, precisão da adaptação da prótese aos dentes, a boa relação das próteses com os tecidos gengivais, da justeza da oclusão [mastigação], além é claro do grau de especialização do seu dentista e protético, e dos cuidados do paciente. Todos esses pontos estão diretamente ligados a durabilidade da prótese fixa que é em média de 5 anos.


O resultado estético é bom?

No geral é bom, más há casos de grande perda óssea, o que dificulta a obtenção de uma estética excelente. Nestes casos o objetivo principal é de restabelecer a função mastigatória.


É difícil a limpeza? Causa mau hálito?

As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais também na limpeza, exigindo os cuidados que você já conhece: boa escovação, uso de fio ou fita inter-dental. Já os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais tais como: passadores de fio dental, ou fios de ponta endurecida. O mau desenho de uma prótese fixa, sua má adaptação, falta de cuidado e de limpeza podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias causando inflamação gengival e mau hálito.


Eu fico sem os dentes durante o tratamento?

Não! Um bom dentista supre seu paciente de proteção provisória adequada aos dentes preparados.